A Vinícola
A Família Aranha, tendo à frente o casal Ângela e José Cláudio, implantou a Vinícola Inconfidência nas terras situadas às margens da Estrada Real, no limite do Distrito de Inconfidência (antiga Sebollas – Paraíba do Sul) e o Distrito de Secretário – Itaipava (Petrópolis).
Foram plantadas em 2010 parreiras para a produção de uvas e vinhos finos de alta qualidade. Após 8 anos de existência, a Vinícola Inconfidência, além da viticultura, passou a realizar também o processo industrial de vinificação dos seus vinhos dentro dos seus domínios, tornando-se a primeira vinícola integrada do estado do Rio de Janeiro.
O Sonho e
a Realidade
a Realidade
A Pesquisa e o Planejamento
Inicialmente percorreram vinícolas, conheceram produtores e tecnologias, quando identificaram que o Agrônomo Murillo Albuquerque Regina (Pós-Doutorado – Etablissement National Techinque Pour L’amélioration de La Viticulture, ENTAV, França) já vinha se dedicando à produção de uvas geradas no inverno, na região da Mantiqueira mineira (cidade de Caldas – MG), através do uso da técnica de ciclo invertido que contempla a aplicação de duas podas (a primeira em agosto e a segunda em janeiro).
Desta forma, a partir de 2010, a Família Aranha tendo o apoio técnico da Vitácea Brasil e da Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, sob a liderança do agrônomo Murillo Albuquerque Regina e da enóloga Isabela Peregrino, desenvolveu um minucioso planejamento para que em 10 anos pudessem atingir a meta de produção e vinificação das uvas dentro da sua propriedade.
O Momento Atual
Atualmente a Vinícola Inconfidência conta com aproximadamente 22 mil parreiras plantadas, das quais cerca de 14 mil já são produtivas, 6 mil deverão entrar em período produtivo a partir de 2021 e as demais são ainda muito jovens.